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A arte do apetite

 
Pintura deWayne Thiebaud

A arte do apetite trouxe uma nova abordagem para pinturas americanas de alimentos, contextualizando-os a redescobrir os sentidos por eles detidos para seus criadores e seu público. Apesar da prevalência de tais trabalhos, pesquisas raramente focada sobre o significado cultural dos objetos descritas nestas pinturas, nem tem abordada como essas pinturas encarnada mudando ideais ao longo da história da nação.

No século 20, novas formas de comer e socializar começou a mudar representações de alimentos na arte. Artistas modernistas utilizam alimentos em suas novas explorações da forma pictórica, ao mesmo tempo desafiando ideais nacionais da família. Por fim, durante os anos 1950 e 1960, artistas pop, entre eles Andy Warhol e Claes Oldenburg, abordaram os aspectos em que a produção e consumo de massa alterou dramaticamente a experiência norte-americana de alimentos. Hambúrgueres, batatas fritas e bolos eram representados como objetos de comestíveis. Artistas empregavam novos meios para explorar o poder visual da publicidade, a padronização das refeições produzidas na fábrica, e a comercialização desses apetites. 

Wayne Thiebaud pode ser considerado um dos artistas que mais trabalhavam na América. Suas telas contendo bolos e tortas, são pintadas a partir das memórias de longos anos atrás de padarias e lanchonetes. Seu estilo realista e o tema do cotidiano estão associados à Pop Art, pois ele celebra o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional. As cores azul, púrpura e verde são típicas do seu estilo e resultam da luz artificial e da radiante luz do sol da California onde vive e trabalha. 




 

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